top of page
Foto do escritorSamantha Lêdo

ALTA PRESSÃO NO ATLÂNTICO TRAZ INSTABILIDADE COSTEIRA NO SUL DO BRASIL

Centro de alta pressão associado ao ar frio que ingressou no fim de semana está no Atlântico a Leste do Sul do Brasil

METSUL

Um centro de alta pressão associado a uma massa de ar frio atua neste momento sobre o Oceano Atlântico, a Leste do Sul do Brasil. Este sistema meteorológico é o que hoje influencia as condições do tempo na região, condição que persistirá nos próximos dias.

Normalmente, em regra, os centros de alta pressão significam tempo firme. Quando estão sobre o oceano, entretanto, a circulação anticiclônica traz ventos do mar para o continente, o que pode levar à instabilidade atmosférica. É o que se espera nesta terça-feira no Sul do Brasil com ventos úmidos que sopram do mar para o continente trazendo chance de precipitação em áreas mais próximas da costa nos três estados do Sul. A umidade que vem do mar trará maior nebulosidade e chance de chuva e garoa mais no Leste de Santa Catarina e no Paraná, onde as elevações da Serra do Mar que são uma barreira física para a circulação oceânica têm maior altitude. Por isso, não se descarta precipitação, por exemplo, em Florianópolis.

O sol mais uma vez predomina no Rio Grande do Sul nesta terça-feira com amplos períodos de céu claro em diversas regiões, especialmente na Metade Oeste. Nuvens avançam do mar para o continente no decorrer do dia e poderão ser vistas na Metade Leste do estado, onde de forma extremamente isolada não se pode descartar precipitação. O dia começa ameno na maior parte das cidade com mínimas mais altas do que no começo da semana. Já a tarde terá marcas parecidas com as de ontem com maior aquecimento no Oeste e no Noroeste, onde faz calor. A alta pressão ainda favorece vento. Entre quarta e sexta, especialmente, espera-se tempo mais ventoso com rajadas por vezes fortes do quadrante Leste (Leste a Nordeste) na costa, região das lagoas e Porto Alegre. Esse vento Leste, que sopra mais da tarde para a noite, em regra com rajadas que vão de 40 km/h a 70 km/h, é bastante típico desta época do ano. Ocorre pelo contraste de temperatura e pressão entre ar mais frio e de alta pressão sobre o mar ar mais quente e de menor pressão no continente. A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.



METSUL

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page