top of page

Após corte de verbas e da transposiçao, "Carros pipa" entram em greve em Pernambuco

Após eleição, governo cortou verba e água potável de 1,6 milhão no Nordeste.


Canal meu Mundo Digital


A falta de repasse para os caminhões pipas mais uma vez gera a paralisação no fornecimento de água, nas regiões mais necessitadas. Pipeiros relatam que foram tratados como bandidos, dois deles foram presos e tiveram que pagar fiança, eles também reivindicam um local para abastecer os caminhões, com preço justo para que possam transportar água e levar até os locais mais distantes com uma margem de lucro.

Nordestinos não estão entendendo porque o lula está fazendo isso, sabendo que o Nordeste tem a maior quantidade de eleitores desse governo. Segundo os pipeiros, a paralisação segue em tempo indeterminado.

Em 6 de out. de 2023 sob a Hashtag  #Lula #Nordeste #Água as redes informaram que moradores e pipeiros fecharam a pista que passa por baixo da transposição, no trevo do a CODEVASF e o governo cortaram a água da transposição e algumas comunidades da região do nordeste que estavam sem água há meses, levou a população e caminhoneiros que passavam pelo trecho a fazerem um protesto. Em vídeos que circulam nas redes sociais, é possível ver vários caminhões e carretas paradas, além do povo, ocupando algumas rodovias.


A operação Carro-Pipa, do governo federal, que leva água potável às famílias no semiárido nordestino há mais de 20 anos, teve os recursos cortados em novembro de 2023, levando os caminhões a pararem o fornecimento do produto a moradores do interior no Nordeste. Segundo a planilha do Exército, que coordena a operação, 1,6 milhão de pessoas teriam direito ao abastecimento em novembro em oito estados do Nordeste, mas estão prejudicadas.

O corte de recursos ocorreu logo após o segundo turno da eleição, no dia 30 de outubro, em que o presidente Jair Bolsonaro (PL) saiu derrotado. A coluna apurou que o primeiro estado a ter o abastecimento suspenso, logo no início do mês, foi Alagoas. Já em Pernambuco, Paraíba e Bahia, a paralisação foi informada apenas na quinzena final de novembro, assim como vem ocorrendo nos demais estados, com os caminhões deixando de prestar o serviço à população.


A operação Carro-Pipa é financiada com recursos do Exército Brasileiro em parceria com o MDR (Ministério do Desenvolvimento Regional). Ambos confirmaram à coluna que a suspensão ocorreu por falta de verbas para continuidade (veja mais abaixo). O MDR diz que alertou o Ministério da Economia sobre a falta de recursos, sem retorno. O UOL teve acesso a um documento do 72º Batalhão de Infantaria Motorizado, com sede em Petrolina (PE), endereçado a Defesas Civis de municípios de Pernambuco e Bahia. No documento do dia 14, assinado pelo coronel Paulo Francisco Matheus de Oliveira, o Exército informa que "o recebimento parcial de recursos financeiros para atender a execução do serviço se.


Em Poço das Trincheiras (AL), 6.800 famílias dependem desse abastecimento e também estão sem água neste mês. O casal Adinézio Teotônio Soares, 70, e Marlene Luiz Soares, 68, mora no povoado Quandu e tem apelado para água não apropriada para o consumo. "Estamos sem nada e pegando de uma cisterna da minha vizinha.


"A gente comprou água de uma barragem que tem aqui, mas não é muito boa. Coloquei pedras de cloro para limpar e consumir", explica Adinézio. Aqui são umas 700 pessoas que precisam. Quase ninguém tem água na cisterna porque aqui é muito quente. Como as pessoas estavam acostumadas com o abastecimento, pensávamos que a água não ia terminar. As pessoas não souberam antes para .

Comments


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

@2023 REDE COMUNIQUE - SAMANTHA LEDO  -  NOTÍCIAS - INFORMAÇÃO - EDUCAÇÃO - MEIO AMBIENTE - CULTURA

bottom of page