top of page

Bloqueio do X (Twitter) por Moraes vira meme nas redes; veja quais

Brasileiros e até pessoas de outros países fazem graça sobre suspensão da rede por determinação do ministro do STF

Enquanto o X (antigo Twitter) permanece no ar, brasileiros preparam suas mensagens de despedida na plataforma após o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinar a suspensão da rede social em razão de o empresário Elon Musk, dono da plataforma, se recusar a nomear um representante para responder pela empresa no Brasil. Como não podia deixar de ser, maior parte das últimas palavras viraram meme.

A usuária @jairmearrependi, por exemplo, comentou os números da queda do desemprego neste último trimestre. “Foi só ameaçar encerrar o Twitter no Brasil meu Deus”, escreveu. Apesar de não ter o maior público no País, os usuários da rede costumam usá-la por bastante tempo.


Já a @Selina_Oceann brincou com a expectativa entre os usuários sobre a suspensão. Ela comparou com uma passagem do livro Terra papagalli, que diz “17 de abril - amanhã morrerei! 18 de abril - não morri”. Brasileiros já esperavam o bloqueio da rede desde a quarta-feira, 28. Até o momento da publicação da reportagem, o site continua no ar no País.


Até o público estrangeiro manifestou pesar pela ausência dos brasileiros. “Este aplicativo sem brasileiros é como uma reunião de família sem seus primos engraçados”, escreveu @GirlAckerboss.


Enquanto isso, outros usuários já planejavam uma rota de fuga para algum aplicativo similar. O Bluesky é um dos preferidos. A @sourinthestars.bsky.social descreveu a rotina dela no momento. “Fecho o Twitter, abro o Bluesky. Fecho o Bluesky, abro o Twitter”, publicou.


Houve espaço também para piadas sobre outra decisão de Moraes. O ministro da Corte determinou multa diária de R$ 50 mil para quem usar VPN (sigla em inglês para rede privada virtual) com o intuito de driblar o bloqueio. As VPNs atuam mascarando sua localização de origem.

O usuário @sheshbr publicou uma tirinha. Um homem aparece na cadeia dizendo que usou VPN para usar o X.


Estadão

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page