Chico, Gil, Wagner Moura e intelectuais pedem a Lula que rompa relações com Israel
- Samantha Lêdo
- 30 de mai. de 2024
- 1 min de leitura
Judeus como Anita Leocádia, filha de Olga Benário Prestes, morta em um campo de extermínio, se unem a artistas, como assim?
Foto Reprodução
BRASÍLIA. Um grupo composto por artistas, escritores, advogados e intelectuais, incluindo judeus, enviou uma carta ao presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), solicitando que o Brasil rompa relações com Israel.
A carta começa elogiando o presidente por seu "comportamento sempre firme e coerente em solidariedade ao povo palestino, denunciando reiteradamente o genocídio" na Faixa de Gaza.
Os signatários mencionam que, apesar das propostas de cessar-fogo apresentadas pelo Brasil e da defesa da solução de dois Estados pelo governo brasileiro, o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, continua realizando "ataques desumanos e cruéis contra civis", o que, segundo eles, exige ações além de meros gestos e propostas diplomáticas.
"É hora de nosso país se juntar às demais nações que romperam relações diplomáticas e comerciais com o Estado de Israel, exigindo o cumprimento das decisões que colocam fim ao genocídio e garantem a autodeterminação do povo palestino", propõe o grupo.
Comments