Aprovado na Câmara projeto que prevê INSS de 5% e fim do pagamento mínimo para motoristas de app. Veja detalhes e impactos
Na última terça-feira (11), a Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados avançou nas discussões sobre uma significativa alteração nas regras que regem o trabalho dos motoristas de aplicativos no Brasil. Assim, a proposição analisada propõe mudanças que podem alterar diretamente o bolso e a rotina dos profissionais da área.
Dessa forma, o principal ponto de discussão é a nova taxa de contribuição ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), agora proposta em 5%, reduzida de 7,5%, além das mudanças na taxa de intermediação cobrada pelas plataformas, que influenciará diretamente na divisão de lucros entre empresas e motoristas. Veja mais detalhes!
Contribuição dos motoristas de app ao INSS
Portanto, a diminuição da contribuição ao INSS representa uma tentativa de aumentar a renda líquida dos motoristas, facilitando a gestão financeira destes profissionais que enfrentam diversos custos operacionais.
Impactos das mudanças
Dessa forma, no centro do debate está a proposta de fixar a intermediação das plataformas em até 30%. No entanto, essa mudança, segundo a Associação de Motoristas de Aplicativo de São Paulo (Amasp), ainda é alta.
Seu Crédito Digital
Comments