Guia traz as informações necessárias para que vai fazer o Concurso Nacional Unificado
A menos de uma semana das provas do Concurso Nacional Unificado (CNU), a serem aplicadas no próximo domingo, dia 18, é preciso que os candidatos estejam atentos sobre o que levar e sobre como se comportar durante as avaliações, que acontecerão nos turnos da manhã e da tarde. Ao todo, são ofertadas 6.640 vagas para 21 órgãos federais, com 2,14 milhões de inscritos. Para ajudar os candidatos, o EXTRA montou um guia com informações sobre o que será permitido — ou não — na data do certame. No dia da prova, será necessário levar um documento oficial com foto, como RG, Carteira Nacional de Habilitação (CNH), passaporte ou carteira de trabalho. Embora não seja obrigatório, o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), responsável pela seleção, recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação de inscrição, que contém informações sobre o local de realização do exame. A prova deverá ser feita com caneta esferográfica preta de material transparente.
Não será permitido o uso de acessórios como chapéus, bonés, protetores de ouvido e óculos escuros. Celulares, fones e relógios deverão ser guardados nos envelopes porta-objetos que serão fornecidos pelos fiscais de sala. Perguntas e respostas sobre o CNU: o que pode e não pode?
Quando vai ser a prova? Veja os horários
Os portões dos locais de provas serão abertos às 7h30 e fecharão às 8h30, na parte da manhã. No período da tarde, os portões serão abertos às 13h. O horário de fechamento está previsto para as 14h (sempre pelo horário de Brasília).
Sala da prova terá coleta de digitais
Quando receberem as provas nas salas de aplicação, os candidatos deverão preencher o cartão de respostas com seus dados, assinando-o e escrevendo uma frase, que é o exame grafológico. Nesse momento, um aplicador da prova circulará pela sala para coletar a digital, que ficará também registrada no próprio cartão de respostas. Com esse processo, o cartão terá as respostas dadas, o exame grafológico, a assinatura do candidato e a digital coletada.
Pode conversar com outros candidatos durante a prova?
Os candidatos serão eliminados se, durante as provas, realizarem qualquer tipo de comunicação com outros candidatos.
Como será a identificação dos candidatos
Será autorizada a utilização de documentos virtuais para a identificação pessoal: e-Título, Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital ou RG digital. A apresentação do documento será feita na entrada da sala de prova.
Cópias, mesmo autenticadas, não serão permitidas sob nenhuma circunstância. Fotografias de documentos também não serão aceitas.
Pode ir de relógio fazer a prova do Concurso Nacional Unificado?
Não será permitido o uso de relógio pelos candidatos.
Pode usar óculos escuros, boné e outros acessórios?
Óculos escuros, chapéu, boné, gorro ou protetores auriculares também não serão permitidos.
Pode levar comida e bebida para fazer a prova do CNU?
Será permitido que os candidatos levem alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas, e as garrafas de água precisam ser transparentes.
O candidato pode fazer anotações durante a prova do CNU?
Todas os inscritos vão receber duas folhas para anotar suas respostas. Estas poderão ser levadas para conferência posterior do gabarito. Será entregue uma folha a cada período: uma para a prova da manhã; outra para a da tarde. Mas é preciso cuidado: a folha de respostas utilizada pela manhã não poderá ser levada para a sala de prova no período da tarde (a folha poderá ser colocada no envelope próprio fornecido pelos fiscais).
Além disso, aqueles que desejarem levar para a casa a folha com as anotações deverão aguardar até os últimos 30 minutos de prova.
Como controlar o tempo durante a prova do CNU?
Haverá relógios nas salas de prova para que os candidatos possam controlar o tempo.
Tempo de permanência na sala da prova do CNU
De acordo com o edital, nenhum candidato pode deixar o local de provas com menos de duas horas e, caso isso aconteça, será eliminado do concurso.
O candidato pode ficar com o caderno de provas?
Os candidatos não poderão levar o caderno de provas, após nenhum dos turnos, para casa.
Vai dar para ir ao banheiro durante a prova do CNU?
Caso precise ir ao banheiro, o candidato deverá avisar ao fiscal que designará um fiscal volante para acompanhá-lo. Não será permitido sair com bolsa/mochila ou envelope porta-objeto para o banheiro, sob pena de eliminação. Não será permitido o uso do banheiro no local de aplicação após o término das provas.
Locais da prova do CNU no Rio de Janeiro
No Estado do Rio de Janeiro, as provas serão aplicadas em 1.522 escolas, com uma média de 30 candidatos por sala de aula.
Quando sai o gabarito da prova do CNU?
O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos confirmou que vai liberar os gabaritos no dois dias depois da prova. Os cadernos de prova deverão ser publicados após as 20h.
Prazo para contestação
O prazo para contestação será de 2 dias úteis após a divulgação dos gabaritos.
Como será a classificação dos candidatos no CNU
As regras de preenchimento das vagas do certame levam em consideração as notas obtidas nas provas e as preferências de cada candidato às vagas escolhidas dentro de cada bloco temático no momento da inscrição. Na inscrição, os candidatos ordenaram as suas preferências de cargos e especialidades dentro do bloco temático eleito.
A classificação e a aprovação se dará de acordo com essa ordenação do cargo mais preferido ao menos preferido. Mas, se o candidato for aprovado no cargo preferido, será eliminado nos demais menos preferidos
Quando sai o resultado, com aprovação e convocação?
Os resultados finais serão anunciados em 21 de novembro, com a convocação dos aprovados no processo seletivo em janeiro de 2025.
Reserva de vagas no CNU
Do total de vaga, 5% serão reservadas às pessoas com deficiências e 20% serão destinadas a pessoas declaradas negras.
EXTRA
Kommentare