O presidente Lula participa nesta sexta-feira (11) de um ato eleitoral em Fortaleza para ajudar o candidato Evandro Leitão (PT) a virar a disputa no segundo turno contra o bolsonarista André Fernandes (PL), que foi o mais votado e fechou o primeiro turno com 40,2% do total válido
Se chegar atrás no segundo turno já é ruim, um ponto chamou a atenção na votação: Fernandes venceu nas zonas eleitorais da periferia da cidade, abrindo mais de 10 pontos percentuais em alguns casos (veja mais abaixo).
O ato com Lula está marcado para as 17h13 na praça do Ferreira, um local simbólico do centro de Fortaleza e por onde Lula já passou outras vezes para comícios. Na capital cearense, Lula participa de cerimônia de entrega de unidades do Minha Casa, Minha Vida e entrega de ônibus escolares.
Na primeira pesquisa Datafolha, divulgada ontem pelo Jornal "O Povo", há um empate técnico:
André - 47%
Evandro - 45%
Nenhum - 6%
Não sabe - 2%
Periferia mais André
O professor de teoria política da UECE (Universidade Estadual do Ceará) Emanuel Freitas fez uma análise de votação dos dois candidatos em cada zona e encontrou vitória de André nas áreas mais pobres e ricas da cidade.
A maior vantagem de André sobre Evandro foi na 95ª zona, no extremo sul de Fortaleza e área pobre, onde o bolsonarista teve 42,57% e o petista, 31,07%.
As pesquisas todas diziam que o principal problema apontado pelos entrevistados era a insegurança pública, que afeta de diferentes modos as camadas
Para o pesquisador, a ida de Lula pode até ser simbólica, mas o discurso tradicional do presidente não se encaixa ao momento atual. "O discurso do Lula é para um pobre dos anos 1980, 1990 e 2000; não é para o pobre que André atinge, que é aquele que trabalha em transporte por aplicativo, jovem das igrejas e assolado pela violência", afirma.
Não adianta mais falar ao pobre de picanha. Isso é uma realidade muito distante das pessoas; também não adianta falar de hip-hop, de grafite. A realidade dos pobres hoje é a da violência nua e crua, da violência contra os jovens.
Comments