top of page
Foto do escritorSamantha Lêdo

Lula se reúne em jantar com ministros do STF, incluindo indicado de Bolsonaro

Presidente e magistrados participam de evento oferecido por Barroso; Nunes Marques marca presença



Lula em reunião com ministros do STF: presidente deixou de lado desentendimentos e estreitou relação com indicados por Bolsonaro — Foto: Nelson Jr./SCO/STF/09-11-2022


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu na noite desta terça-feira com ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para um jantar. A celebração ocorre na casa do presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, em um bairro nobre de Brasília. Foram convidados os dez atuais integrantes do tribunal e seu mais novo indicado, Flávio Dino. Lula chegou acompanhado da primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, às 20h24. O ministro Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro à Corte, participa do encontro.

— O próprio presidente pediu para marcar o jantar. É uma conversa institucional — disse Barroso na chegada.

Também já chegaram à residência os ministros Dias Toffoli, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Luiz Fux, Gilmar Mendes e Cristiano Zanin, além do ministro Flávio Dino (Justiça), que teve o nome aprovado à Corte pelo Senado na semana passada, e o titular da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias.

Os ministros André Mendonça, que está em São Paulo, e Cármen Lúcia, em Belo Horizonte, avisaram a Barroso que tinham compromissos já marcados previamente e não vão participar do jantar.

O jantar marca o fim de ano, mas também deve servir para debater temas de interesse dos poderes Executivo e Judiciário, como a relação com o Congresso e a análise, pelo Supremo, de temas que preocupam o governo. Entre eles está o reajuste no FGTS e a restrição a políticos em estatais.

A última vez em que Lula se reuniu com os ministros de forma conjunta e mais reservada foi no final de 2022, após a sua eleição. De lá para cá, os encontros ocorreram de forma mais individualizada ou em solenidades como posses — que neste ano foram duas, as de Cristiano Zanin, como novo ministro, e de Luís Roberto Barroso, na presidência da Corte.

Foram convidados para o jantar todos os ministros do STF: Barroso, Gilmar Mendes, Dias Toffoli, Cármen Lúcia, Luiz Fux, Edson Fachin, Alexandre de Moraes, Nunes Marques, André Mendonça, Zanin e Dino.

Este ano, um jantar realizado um dia após o Senado aprovar Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para limitar decisões individuais de ministros do STF serviu para que o presidente aparasse arestas com os magistrados. Durante a sessão de julgamentos, eles manifestaram descontentamento com a medida aprovada pelos senadores.

O encontro também serviu para sacramentar as indicações de Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República e de Dino para a Corte, anunciadas quatro dias depois. Na ocasião, estiveram presentes os ministros Cristiano Zanin, Alexandre de Moraes e Gilmar Mendes.

Jantares com os ministros do STF não são inéditos nas administrações do presidente Lula. Em 2008, por exemplo, ele reuniu os magistrados para marcar a passagem da presidência de Ellen Gracie para Gilmar Mendes.


O GLOBO


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page