Infectologista Francisco Cardoso defendeu o uso da cloroquina contra a Covid na CPI do Senado em 2021. Ele vai representar SP no CFM
O infectologista Francisco Eduardo Cardoso Alves, que defendeu o uso da cloroquina no tratamento contra a Covid na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid no Senado em 2021, foi eleito como representante de São Paulo no Conselho Federal de Medicina (CFM), em votação encerrada na noite dessa quarta-feira (7/8). Eleição foi em formato online entre os dias 6 e 7 de agosto.
“Em minha vivência na Covid-19, já atendi a mais de mil casos muito graves com poucos óbitos, graças a Deus. A equipe com a qual trabalhamos em São Paulo já atendeu mais de 4 mil casos, com pouquíssimos desfechos fatais. Nós temos resultados, excelentíssimos senadores, nós temos resultados, não é opiniões, são fatos. Se o remédio funciona, se ele deve ou não ser aplicado de acordo com o caso clínico, dentro da autonomia médica, compete aos médicos a sobre a guarda do CFM e dos conselhos regionais de medicina”, apontou Cardoso na CPI.
“Se nesse momento eu não consigo descrever com precisão seu mecanismo de ação, isso é secundário, que os cientistas pesquisam e publiquem. Nós médicos estamos aqui para atender pessoas e salvar vidas, nada pode nos desviar desse destino”, adicionou.
Dos 27 conselheiros eleitos, nove se posicionaram publicamente contra o aborto, incluindo o tema em suas propostas. Alguns deles não se limitaram ao debate sobre assistolia, mas também se declararam contra o aborto, "em defesa da vida desde a concepção".
A Chapa de Cardoso era autointitulada a “única chapa de direita para o CFM” e teve 37,97% dos votos válidos. O médico Krikor Boyaciyan, da mesma chapa “Força Médica”, será seu suplente. A chapa teve apoio de Luciano Hang, o fundador da Havan, que divulgou mais de um vídeo endossando Francisco Cardoso nas redes sociais dos então candidatos.
Com participação histórica, mais de 408 mil médicos votaram nessa terça (6/8) e quarta-feira para escolher membros dos Conselhos Regionais de Medicina das 27 unidades da federação. Os eleitos vão ter mandato de 1º de outubro de 2024 a 30 de setembro de 2029.
Comments