top of page
Foto do escritorSamantha Lêdo

Maioria dos brasileiros acredita que não houve tentativa de golpe de Estado no 8/1 de 2023

O levantamento aponta que apenas 18,8% dos entrevistados consideram que houve uma tentativa de ruptura do Poder




Mais de 80% dos brasileiros não veem uma tentativa de golpe de Estado nos atos de 8 de janeiro de 2023, de acordo com a pesquisa Atlas Intel divulgada na segunda (8) exatamente um ano após a manifestação que levou à invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília.

O levantamento aponta que apenas 18,8% dos entrevistados consideram que houve uma tentativa de ruptura do Poder, uma narrativa alardeada pelo PT e membros da esquerda brasileira, além de altas autoridades da República como citado diversas vezes durante a cerimônia realizada no Congresso à tarde.

A alegação, no entanto, é contestada até mesmo por um aliado histórico de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff (PT): o ex-ministro Aldo Rebelo, que ocupou pastas nos quatro governos presidenciais petistas anteriores (dois de Lula e dois de Dilma). Ele classificou a alegação como “fantasia” e afirmou que os atos foram provocados por um “bando de baderneiros”.

Além de Rebelo, o jurista Ives Gandra Martins também contestou a possibilidade de que a invasão aos prédios públicos tenha sido uma tentativa de golpe de Estado. Para ele, “não haveria a menor possibilidade de golpe, porque as Forças Armadas não participariam nunca de um golpe de Estado”.


, Gazeta do Povo

9 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page