top of page

Mais de 50% de candidatos faltam às provas do CNU neste domingo (18)

Dos 2,1 milhões de inscritos, cerca de 1 milhão compareceram; governo garante que alto nível de ausência está dentro da expectativa 

Cerca de 1 milhão dos 2,1 milhões de inscritos do Concurso Nacional Unificado (CNU) realizaram as provas do exame, neste domingo (18), em 228 cidades de todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. O índice de abstenção, superior a 50% , está, segundo a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, dentro do previsto.“Esse percentual, em torno de 52%, 53%, está dentro do esperado. A gente teve, por exemplo, o concurso do Banco Central, que recentemente teve 62% de abstenção. É um concurso até que é, em termos de quantidade de pessoas, muito menor. O [concurso] do Banco do Brasil foi um que tinha 1 milhão de inscritos, e foi em torno de 50% de abstenção. Então está dentro da extensão. Na verdade, na nossa visão, até surpreende positivamente dada a envergadura, a quantidade de municípios, a quantidade de pessoas que fizeram concursos pela primeira vez”, afirmou Esther. 


Ainda de acordo com a ministra, a menor abstenção foi registrada no Distrito Federal e a maior, no Ceará. Entre os blocos de cargos, o Bloco 8, de nível médio, foi onde a desistência foi mais acentuada, e o Bloco 4 onde mais candidatos apareceram. Ela, porém, não divulgou números exatos dessas ausências, prometendo fazê-lo nos próximos dias.  Gabaritos e resultados. As provas terminaram neste domingo (18) às 17h30 para os candidatos de nível médo, 18h para os de nível superior e 19h para aqueles que precisavam de atendimento especial, como tradução em Libras. Ao todo, foram 2,1 milhões de inscritos para as 6.640 vagas em 21 órgãos públicos federais. 1 milhão de pessoas 


Nesta terça-feira (20), será divulgado o gabarito preliminar oficial da prova objetiva. A partir daí, os candidatos terão os dias 20 e 21 de agosto para recorrer, caso não concordem com a resolução de alguma questão. Pelo cronograma oficial, a imagem do cartão-resposta estará disponível em 10 de setembro, e as notas finais das provas objetivas, após avaliados todos os recursos, serão divulgadas em 8 de outubro.

No próprio 8 de outubro deve ser divulgada também a nota preliminar da prova discursiva. Eventuais pedidos de revisão das questões abertas poderão ser solicitados em 8 e 9 de outubro, com a divulgação da nota final das discursivas previstas para 17 de outubro. Ainda em 8 de outubro será feita a convocação para o envio de títulos. Os documentos, previstos no edital, deverão ser enviados entre 9 e 10 de outubro. O resultado preliminar da avaliação de títulos ficou para 4 de novembro, com recursos em 4 e 5 de novembro e nota final da revisão em 19 de novembro. 

Antes de a nota final do CNU ser divulgada, em 21 de novembro, os candidatos que se autodeclararam negros e indígenas, que concorrem a vagas reservadas, têm cronograma próprio para a verificação da condição declarada. Em 17 de outubro, haverá convocação para a realização desse procedimento, que deve ocorrer entre os dias 2 e 3 de novembro.


O Tempo

0 visualização0 comentário

Comments


bottom of page