top of page

Maranhão: maior terremoto da história do estado é registrado

Abalo sísmico de magnitude 4,7 foi registrado por agência europeia; não houve danos graves

Reprodução/ESMC


Nesta quinta-feira (4), um tremor de magnitude 4,7 na escala Richter foi registrado no interior do Maranhão. O evento foi sentido perto do município de Cururupu, onde estava o epicentro do terremoto.

O tremor foi detectado pelo Centro Sismológico Europeu e pelo Centro Sismológico Euro-Mediterrânico.

O abalo sísmico foi registro ás 23h46 de quinta-feira e não trouxe nenhum dano à infraestrutura ou à população da região.

O tremor foi registrado no Oceano Atlântico, com uma profundidade 360 quilômetros, o que garantiu que os efeitos na superfície fossem reduzidos.

O terremoto mais forte ocorrido no Maranhão foi registrado em 3 de janeiro de 2017, quando um tremor marcou 4.6 graus na escala Richter em Belagua/MA, segundo o Centro de Sismologia da USP, e foi sentido em Teresina no Piauí.

Na contagem da UnB, o tremor de 2017 aponta para 4.7 graus na mesma escala, empatando com o ocorrido nesta quinta-feira (5).

O terremoto desta quinta-feira (4) é o segundo de alta intensidade registrado em estados da Amazônia Legal brasileira no ano de 2024. O primeiro foi em 20 de janeiro, na cidade de Taraucá, no Acre.

O tremor foi o mais intenso já registrado no país, com magnitude de 6,6 na Escala Richter, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

Apesar da magnitude, também não foram registrados danos na ocasião por conta da baixíssima densidade populacional da região.


Revista Oeste



Commentaires


Receba nossas atualizações

Obrigado pelo envio!

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Twitter Branco

@2023 REDE COMUNIQUE - SAMANTHA LEDO  -  NOTÍCIAS - INFORMAÇÃO - EDUCAÇÃO - MEIO AMBIENTE - CULTURA

bottom of page