De acordo com a Ambiental, houve um aumento na demanda do serviço nos últimos meses
(Foto: Marcelino Baio, NSC TV Joinville, Reprodução)
Mesmo com a separação dos resíduos orgânicos dos recicláveis de maneira correta nas lixeiras das casas, moradores reclamam que a coleta seletiva de lixo tem tido problemas em Joinville. A questão, de acordo com as pessoas, é recorrente de meses atrás.
Em um condomínio, localizado no bairro Anita Garibaldi, Zona Sul da cidade, onde moram 14 famílias e há seis lojas, o síndico João Paulo Dagnoni reclama que mesmo com a orientação e ação correta dos moradores, o caminhão da coleta, muitas vezes, não passa para recolher.— Eu sempre orientei os condôminos a separar o lixo corretamente, porque é uma questão ambiental e ecológica. Sempre dei o exemplo e cobrei. Eles fazem a separação, mas reclamam que não levam — afirma.
Já na casa de Jorge Gosch, morador do bairro Jardim Iririú, na Zona Leste, a coleta seletiva de lixo também não acontece, segundo ele.
— Até, muitas vezes, já pensei em parar de separar o lixo, pois estou vendo que é o próprio caminhão do orgânico que está levando — revela.
Para tentar resolver a situação, diversos moradores firmaram parcerias com catadores independentes, mas também não foi possível resolver o problema.
O que diz a empresa responsável
Procurada pela reportagem da NSC TV Joinville, a Ambiental, empresa que faz a coleta dos recicláveis na cidade, afirma que nos últimos meses houve um aumento na demanda do serviço.
— Estamos reestruturando novamente o número das equipes para atendimento dessa demanda no menor tempo possível. Como estamos no verão, a população estava acostumada a passar às 14h, agora passa às 15h ou 16h. E tem muitos moradores que tiram o lixo pois acham que não vai mais passar naquele dia. Mantenha os resíduos no local, o caminhão vai passar — disse Ivan Doneda, gerente de operações da coleta ambiental.
De acordo com números, divulgados pela prefeitura de Joinville, em 2023, a cidade registrou um aumento de 62,61% na quantidade de cargas de material reciclável, se comparado com o ano anterior. Em 2022, foram 5,157 mil cargas de material reciclável e em 2023, essa quantidade foi de 8,386 mil.
O município afirma que, no ano passado, eram 75 setores e 15 equipes fazendo o trabalho diariamente. Já agora, são 21 e 111 setores. Ainda, a previsão é que até o início de março, 25 equipes estejam operando diariamente para fazer a coleta de material reciclável em Joinville.
*Com informações de Reginaldo de Castro, da NSC TV Joinville
Comments