Moraes determina que PF tome depoimento de representantes da rede social X no Brasil
- Samantha Lêdo
- 17 de abr. de 2024
- 1 min de leitura
A decisão de Moraes ocorreu em inquérito aberto por Moraes contra o dono do X, o bilionário Elon Musk, após ele ter ameaçado descumprir ordens judiciais de bloqueio de contas da rede social.
Empresário Elon Musk 13/04/2024 REUTERS/Mario Anzuoni© Thomson Reuters
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes determinou nesta terça-feira que a Polícia Federal tome o depoimento de representantes da rede social X no Brasil.
O magistrado atendeu a pedido de diligências que havia sido requerido pela Procuradoria-Geral da República.
A PGR quer saber dos representantes legais do X no Brasil se Musk tem poderes para determinar a reativação de perfis de usuários que foram proibidos de atuar por determinação da Justiça brasileira e se assim procedeu.
O órgão também quer saber se a empresa já realizou algum levantamento de bloqueio de perfil suspenso nesse tipo de situação. Caso tenha ocorrido, que se informe quem foi o responsável por essa ordem, além de ser necessário revelar "quais os perfis proscritos que voltaram a se tornar operantes".
Por ora, segundo uma fonte da PF, não foi marcado o depoimento de representantes da rede social.
Na véspera, a Reuters havia noticiado que a defesa no Brasil da plataforma X, o antigo Twitter, havia informado a Moraes que a rede vai continuar a cumprir integralmente quaisquer ordens emitidas pela corte e também pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
REUTERS
Comments