top of page

PF identifica um dos invasores do sistema de pagamentos do governo

Foto do escritor: Samantha LêdoSamantha Lêdo

Investigações continuam para avaliar se uma organização criminosa está por trás das ações para desviar recursos públicos


Sistema  interligado e utilizado em todo o território nacional, tanto pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário
Gráfico Sistema Financeiro Nacional

Imagem reprodução: Núcleo do Conhecimento


A Polícia Federal identificou um dos invasores do Sistema Integrado de Administração Financeiro (Siafi). De acordo com informações obtidas pelo Correio, junto a fontes na corporação, os investigadores acreditam que os acessos indevidos no sistema foram realizados por uma organização criminosa. Até agora, um dos suspeitos de envolvimento foi identificado.


A suspeita é de que os criminosos tenham acessado ordens de pagamentos de recursos que somam R$ 3,5 milhões. As informações com credenciais de acesso do gov.br teriam sido coletadas durante meses, silenciosamente, até que fossem reunidos dados suficientes para realizar um ataque em larga escala.


Entenda Como Funciona o Sistema Integrado de Administração Financeira


Em resumo, o SIAFI é um sistema integrado de administração financeira que permite o registro, acompanhamento e controle da execução orçamentária, financeira e patrimonial do Governo Federal. Ele é utilizado por todos os órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional, além de estados, municípios e pelo Distrito Federal.


O SIAFI é um sistema complexo e abrangente, que envolve diversas áreas de atuação, como orçamento, contabilidade, tesouro, patrimônio, compras e contratos. Ele é composto por diversos módulos, que permitem a realização de diversas operações, como a elaboração e execução do orçamento, a gestão de recursos humanos, a administração de estoques e a gestão de convênios.


O sistema é interligado e utilizado em todo o território nacional, tanto pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, quanto pela administração indireta – entidades pertencentes ao orçamento fiscal de seguridade social. O SIAFI pode ser utilizado pelas Entidades Públicas Federais, Estaduais e Municipais apenas para receberem, pela Conta Única do Governo Federal, suas receitas (taxas de água, energia elétrica, telefone, etc) dos Órgãos que utilizam o sistema.


Controle e Acompanhamento

Uma das principais funcionalidades do Siafi é prover mecanismos adequados ao controle diário da execução orçamentária, financeira e patrimonial aos órgãos da Administração Pública. O sistema permite que o Governo Federal tenha uma visão geral das finanças públicas e possa monitorar de perto a execução dos gastos públicos.

O Siafi também oferece funcionalidades para acompanhamento da execução orçamentária, tais como a consulta de saldos e limites de empenho, a emissão de relatórios gerenciais e a realização de consultas de históricos de transações.


Registro e Transparência

O Siafi permite o registro e a transparência das despesas públicas. Com o sistema, é possível registrar todas as despesas do Governo Federal, incluindo as despesas com pessoal, custeio e investimentos. O registro das despesas é fundamental para a transparência e a prestação de contas à sociedade.

Além disso, o Siafi disponibiliza informações sobre as despesas públicas em tempo real, o que permite uma maior transparência e controle social sobre os gastos públicos.

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page