Pelas redes sociais, a Prefeita pediu que as pessoas saiam de casa ainda hoje para se proteger de alagamentos
Foto reprodução: Prefeita de Pelotas
Com a previsão de mudança de direção do vento e represamento da água na Lagoa dos Patos, e no Canal São Gonçalo, em uma transmissão pela internet, no final da manhã de hoje a `Prefeita Paula Mascarenhas solicitou que as pessoas de várias localidades de Pelotas deixem suas casas nesta terça-feira. “Nada mais importante que a vida. Partimos da projeção da enchente de 1941, isto daria 2,90m.
A partir da projeção é que a enchente seja mais grave que a de 41, 40 centímetros. Foram feitos cálculos “, justifica.
As áreas são a Colônia de Pescadores Z3, os balneários Santo Antônio e Valverde, no Laranjal., o Simões Lopes, a Avenida Ferreira Viana, o Parque Uma, o Navegantes, o Fátima, o entorno do canal São Gonçalo, o Umuarama, o final da rua Osório e o corredor das traíras. “Pedimos que as pessoas saiam da casa com tranquilidade. Quem não tem como sair que solicitem ajuda da defesa civil”, observou.
O município conta com três abrigos disponíveis, o Salão Paroquial João Paulo 2º, na Colônia Z3 está com 111 pessoas, já a Escola Estadual Edmar Fetter, está com- 27 pessoas e o instalado no ginásio da antiga AABB tem 30 ocupantes. Para acessar os abrigos, é necessário entrar em contato com a Defesa Civil do município, pelo telefone 153. Os animais também foram levados aos abrigos, 62 estão na Z3, 14 na AABB e 20 na escola.
Os animais de rua estão sendo abrigados na Associação Rural. No momento temos 20 cachorros, que foram encontrados na Balsa, Mário Menegheti e Doquinhas. As UBSs Pedreiras, Vila Nova, Gruppelli, Santa Silvana, Cascata, Corrientes, Cruzeiro e Jardim de Allah não tem atendimentos ao público. A Prefeitura segue aceitando doações de alimentos não perecíveis, água potável, materiais de higiene, cobertores e agasalhos. As doações podem ser entregues diretamente na Secretaria de Assistência Social (Marechal Deodoro, 404), das 8h às 17h.
Os moradores de áreas como a Vila Farroupilha e a Colina do Sol devem ter atenção. “Que as pessoas fiquem em alerta, pois não tem risco de inundação iminente, mas podem ser afetadas devido as chuvas em Pelotas e na região”, observa.
Correio do Povo
Comments