Fugas ocorrem em diversos presidios do Brasil: Mossoró RN, Piauí e Rondônia
- Samantha Lêdo
- 21 de fev. de 2024
- 2 min de leitura
Fugas que ocorreram no mês de fevereiro em três presídios colocam pressão sobre segurança pública de Lula

unidade federal localizada em Mossoró, no interior do Rio Grande do Norte Foto: Senapen/Ministério da Justiça
As penitenciárias federais são responsáveis pela detenção de criminosos de alta periculosidade, normalmente integrantes de grandes organizações criminosas, como Comando Vermelho e Primeiro Comando da Capital (PCC).
Fuga em Mossoró I RN
A fuga de dois presos do Comando Vermelho que estavam no presídio federal de segurança máxima em Mossoró (RN), registrada na última quarta-feira (14). Foi a primeira fuga em presídio federal desde que o sistema foi criado, os detentos não estavam nas celas convencionais, mas sim em celas que fazem parte do setor de triagem, onde ficam presos provisórios que chegam à unidade prisional, o que não era o caso dos custodiados que fugiram e que estavam na unidade de Mossoró desde setembro. A mesma estrutura acomoda detentos que serão transferidos ou passarão por algum processo de escolta, o que a equipe de investigação cogita ser a situação envolvendo a dupla.
Os dois teriam fugido rompendo a luminária da parede da triagem. A estrutura é afetada por uma espécie de maresia e as luminárias estariam com parte da estrutura corroída. Este era um dos motivos pelos quais a unidade passava por reformas.
Fuga no Piauí
Ao todo, 17 presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez nesta segunda-feira.Dezessete presos fugiram da Penitenciária Dom Abel Alonso Núñez, em Bom Jesus, 608 km ao Sul de Teresina, na manhã desta segunda-feira (19). A Secretaria de Justiça do Piauí (Sejus-PI) divulgou fotos e os nomes eles (veja a lista abaixo). Três deles foram recapturados entre a tarde de segunda e a manhã desta terça (20).
Segundo a Sejus, Jociel da Silva e Anderson da Costa foram encontrados ainda na tarde de segunda, na cidade de Currais, a 10 quilômetros de distância de Bom Jesus, e Rafael do Nascimento da Silva foi encontrado na manhã desta terça, em Cristino Castro, a cerca de 40 km da penitenciária.
Fuga em Rondônia
13 presidiários que fugiram da penitenciária de Pimenta Bueno (RO), a cerca de 520 km de Porto Velho, foram recapturados até a manhã desta terça-feira (20). Sete detentos ainda continuam foragidos. As identidades dos fugitivos não foram divulgadas.
Tanto o MP-RO quanto a Polícia Militar afirmam que são 13 fugitivos e seis recapturados. Porém, a Secretaria de Estado da Justiça reconhece 11 fugitivos como fugitivos.
Samantha Lêdo - Rede Comunique
Comments